sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Como realizar o descarte correto de óleo de fritura em Feira de Santana - BA

Óleo de fritura, o que ele pode provocar?
O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa. O óleo também interfere na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal e interfere no fluxo de água, além de impedir a transferência do oxigênio para a água o que impede a vida nestes sistemas.
A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.Quando lançado no solo, no caso do óleo que vai para os lixões ou aquele que vem junto com a água dos rios e se acumula em suas margens, este impermeabiliza o solo, impedindo que a água se infiltre, piorando o problema das enchentes.

Como se aproveita atualmente o óleo usado ?
O óleo usado pode ser utilizado na produção de sabão em pedra, detergente, massa de vidro, biodiesel e até mesmo componentes para fertilizantes.
Amostras dos óleos encaminhados são tiradas e analisadas. Antes de seguir para a reciclagem o óleo passa por processos de filtração e desumidificação, a fim de retirar impurezas. Após etapas de aquecimento e desumidificação o óleo é classificado por acidez e índice de peróxidos e então encaminhado para a reciclagem.


O que fazer com o óleo usado ?

A primeira medida a ser tomada é armazenar as sobras da fritura em vez de jogá-la diretamente no ralo ou na lixeira. Este armazenamento pode ser feito em uma garrafa pet com tampa, por exemplo. Não utilize garrafas de vidro, pois esta pode quebrar e, além de derramar seu conteúdo, provocar acidentes.O passo seguinte é encaminha-lo para uma destinação adequada, seja para fazer biodiesel, seja para sabão ou outros. Existem Ongs que já trabalham com a reciclagem de óleo.

Em Feira de Santana existe uma Ong chamada MAV - Movimento Água é Vida - Em defesa da água e da saúde. Atualmente, dedica-se a um trabalho educativo em Feira de Santana em defesa da água. Em parceria com o SINDAE – Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto do Estado da Bahia.  (Saiba mais acessando: mavfsa@hotmail.com; http://mavfsa.blogspot.com/)  A Ong. MOVIMENTO ÀGUA È VIDA, é uma entidade ambientalista sem fins lucrativos em defesa da água, da saúde e do meio ambiente, com 14 anos de existência, e pede que você dona de casa, lanchonetes, bares, restaurantes, pastelarias, hotéis, industrias, sociedades de serviços, especialmente as escolas de todas instâncias  para que os ajude nesse trabalho voluntário de tirar da natureza este terrível resíduo poluidor do meio ambiente, nos endereços de contatos abaixo que eles coletarão e darão destino ecológico aos mesmos.

Local: Avenida Getúlio Vargas, 394 – Feira de Santana - Ba.
Contato: Email: mavfas@hotmail.com
                Tel: (75)3491-1351; (75)91733106; (75)92141972


Fonte: http://mavba.blogspot.com/2009/07/nossas-lutas-nosso-movimento.html
          http://www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=61&secao=ecologia




Um comentário:

  1. Parabéns pela construção do blog... muito relevante, pois trata de questões práticas do dia a dia.
    Essa informação do MAV me serviu muuuito, tem um tempão que venho buscando essa informação.

    Vlw...

    ResponderExcluir